Visualização de conteúdo web Visualização de conteúdo web

Visualização de conteúdo web Visualização de conteúdo web

O Handicap

Comissão Técnica e de Handicap do Clube de Golf do Estoril, 2007

 

O QUE É UM HANDICAP?

Não queremos, não podemos, não devemos ser exaustivos no tratamento deste assunto que já deu origem a milhões de palavras, a milhares de opiniões, a centenas de sistemas tudo para que todos os jogadores de golfe, quaisquer que sejam as suas aptidões, possam jogar entre si em condições de justeza, afinal o objectivo último do “Sistema de handicap EGA” (SHEGA) que rege, neste aspecto, o Jogo em Portugal e na maioria dos países da Europa Continental.

O handicap é a avaliação do nível dum jogador (mais propriamente da sua potencialidade em determinado momento) e que permitirá a esse jogador um número de pancadas suplementar para atingir o Par dum campo. À medida que o nível de jogo melhora o handicap, naturalmente, baixa.

Exemplo:

A tem hcp 5 e B hcp15. Num campo de Par 72 A faz 79 pancadas e B faz 87.

Embora o resultado gross de A seja melhor em 8 pancadas que o de B, o resultado nett deB (72) é melhor que o de A (74). B ficaria na classificação nett à frente A.

A determinação do handicap faz-se através dum modelo matemático que trabalha os resultados obtidos pelo jogador nos diversos campos em que joga.

O objectivo de qualquer jogador de golfe é baixar o seu handicap, pois no Golfe o MENOS é o MAIS.

Pressupostos do handicap

Um handicap dá sempre origem a um sem número de comentários e apreciações nem sempre as mais justas ou até simpáticas. Um dia em que tudo sai bem pode originar um resultado melhor e chovem os dichotes mais variados, mas quem cumpre com os pressupostos básicos do handicap não tem que se preocupar. O sistema EGA está feito para quem:

    - É mentalmente honesto, joga com fair play e sempre o melhor que pode.

    - Joga sempre no estrito cumprimento das Regras.

    - Apresenta o maior número de resultados possíveis para aferição do seu handicap.

Deveres do jogador

Os deveres do jogador, expressos na sua totalidade na brochura “Sistema de handicap EGA”, cuja leitura se recomenda e poderá ser fornecida na Secretaria do Clube,são de vária natureza mas queremos acentuar os que reputamos de maior interesse:

    - É o responsável único pela veracidade do seu hcp EGA em todos os cartões de resultados.

    - Tem de fazer um mínimo de 4 resultados válidos em cada ano civil para manutenção do handicap.

    - Tem de se assegurar que todos os seus resultados válidos foram transmitidos e contabilizados pelo seu Clube.

COMO OBTER UM HANDICAP

O princípio

Um handicap só se pode obter depois de ter conhecimentos mínimos do Jogo e Regras que permitam jogar com prazer, sem prejudicar o desenrolar normal da actividade dos outros jogadores que se encontrem simultaneamente em campo.

Recomendamos alguns passos fundamentais que devem ser dados, aliados a outros que não o devem:

    - Não compre, ainda, tacos, pois não sabe quais os mais adequados para si, apenas uns confortáveis sapatos e uma luva de mão esquerda se for dextro.

    - Venha ao nosso Clube e marque uma lição com um profissional que também lhe facultará os tacos necessários para a aprendizagem.

    - O profissional acompanhará, ao longo das lições, a sua evolução até que esteja capaz de tentar obter o seu handicap.

    - Entretanto vai ter de estudar os princípios básicos de Regras e Etiqueta que aqui indicamos. Aproveite as lições para tirar dúvidas com o profissional.

    - Quando o jogador (a opinião do profissional é importante) achar que já está em condições de poder obter um handicap terá de:

Fazer a avaliação

Por imperativo regulamentar da Federação Portuguesa de Golfe, com o qual aliás o nosso Clube concorda, no interesse específico dos jogadores, estes terão de ser previamente avaliados antes do Clube lhes atribuir um handicap.

A avaliação compreende:

    - Apreciação teórica em que o jogador terá de responder a um questionário sobre Regras e Etiqueta utilizando os conhecimentos sobre essas matérias atrás explicitados, podendo consultar o livro de Regras oficial.

    - Apreciação prática por um profissional, a indicar pelo Clube, em que ao jogador será pedido que efectue determinados tipos de pancadas no campo de prática e jogue alguns buracos no campo.

A obtenção do handicap EGA

Depois de ter sido feita uma avaliação positiva deverá o jogador fazer 3 voltas de jogo no campo, acompanhado por outro jogador, já possuidor de handicap, que se responsabilizará por marcar o cartão de resultados. O melhor resultado obtido determinará o handicap a ser atribuído.

De notar que o handicap exacto EGA não poderá ser superior a 36.0, pelo que, por vezes, o jogador terá de repetir voltas até conseguir o resultado desejado.

ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES

Resultados válidos para efeitos de handicap

São os resultados obtidos (não entrega de cartão incluída) nas competições organizadas pelo CGE, pela FPG, por outros Clubes Filiados e as homologadas pela FPG disputadas noutros campos. Também é considerado resultado válido (Extra Day Score, EDS) o obtido em qualquer jogo disputado no campo do Clube, desde que essa intenção seja previamente declarada e registada em livro apropriado, em poder do Caddiemaster, e no máximo de UM por mês de calendário.

Como manter um handicap actualizado

Os jogadores deverão assegurar-se de que os organizadores das provas em que participam, que sejam reconhecidos pela FPG, enviem para o servidor da FPG a informação do resultado obtido. Estas informações, juntamente com as obtidas nas competições internas, aferirão o handicap do jogador.

O NÚMERO MÍNIMO ANUAL DE RESULTADOS QUE PERMITEM A MANUTENÇÃO DO HANDICAP É DE 4, SEM OS QUAIS O HANDICAP CADUCARÁ.

Como recuperar um  handicap caducado

A Secretaria do CGE indicará ao jogador as diversas possibilidades de voltar a ter handicap válido, sendo o recurso ao EDS a possibilidade mais aconselhável. Os cartões de resultado serão registados e o handicap restaurado.

Resultados obtidos no estrangeiro

O CGE poderá considerar como resultados válidos para efeitos de handicap relatórios/cartões de resultado de competições no estrangeiro, desde que se enquadrem nas orientações da FPG.

Perda de handicap

Sucederá desde que o jogador deixe de ser sócio de qualquer Clube filiado na FPG.

Alteração de handicap

Terá lugar imediatamente a seguir a qualquer volta de qualificação. Esta alteração será efectuada com recurso ao programa informático fornecido pela FPG aos clubes que são autoridade de handicap.

Como se altera um handicap

Os Handicaps Exactos EGA serão ajustados como se segue:

 Categoria
de

Handicap

Handicap
Exato
EGA

   Zona 
Neutra

Resultados Stableford
abaixo da Zona Neutra
Somar apenas:

Subtrair por cada ponto
acima do Resultado

Stableford 36

1 - 4.4 35 - 36 0.1 0.1
2 4.5 - 11.4 34 - 36 0.1 0.2
3 11.5 - 18.4 33 - 36 0.1 0.3
4 18.5 - 26.4 32 - 36 0.1 0.4
5 26.5 - 36.0 31 - 36 0.2 0.5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por exemplo:

Se um jogador com um handicap de 11.2 devolve um resultado Stableford de 32 pontos, o seu Handicap Exacto EGA passa para 11.3. Se ele mais tarde devolve outro com 42 pontos Stableford, o seu Handicap Exacto EGA é imediatamente reduzido por 6 vezes 0.2 = 1.2, ou seja, para um Handicap Exacto EGA de 10.1.    

Quando o Handicap Exacto EGA de um jogador tem de ser reduzido passando de uma Categoria de Handicap mais alta para uma inferior, será reduzido dentro da categoria mais alta apenas até reduzir o seu Handicap Exacto EGA à categoria inferior e a restante redução será feita de acordo com a categoria mais baixa.

Por exemplo:

Se um jogador de 19.1 devolve um resultado Stableford de 42 pontos, o seu Handicap Exacto EGA é reduzido como se segue:

19,1 – (2 x 0,4) = 19,1 – 0,8 = 18,3

18,3 – (4 x 0,3) = 18,3 – 1,2 = 17,1

Poderes da Comissão de handicaps em relação ao jogo em geral

No exercício das suas funções a Comissão poderá, ao abrigo da Regra 25 do SHEGA, alterar um handicap desde que entenda o mesmo não reflectir a qualidade de jogo do jogador.

Estas notas não dispensam a leitura do “Sistema de handicap EGA” disponível na Secretaria ou  em www.fpg.pt.

Voltar